domingo, 14 de junho de 2009

Fonte de Neptuno no Palácio de Queluz

O rei D. Fernando II mandou transferir várias esculturas e tanques de Queluz para os Palácios de Belém e das Necessidades no séc XIX .Pergunto-me se será por isso que no Jardim Botânico Tropical em Belém e na Tapada das Necessidades se encontram esculturas de mármore de óptima qualidade.
No séc XX por volta dos anos 40 é colocada no jardim a fonte de Neptuno, vinda da Quinta do Senhor da Serra.

A verdade é que sempre achei que a fonte não fazia sentido no jardim formal naquela parte do jardim. Que faria o rei dos mares rodeado pelas estações do ano?
As senhoras sentadas à volta da balaustrada da fonte, com bandejas de chumbo que poderão representar?
Farão parte da fonte original? Então antes da vinda do Neptuno de Belas qual a estátua que estaria no centro deste tanque? Ou existiria tanque naquele eixo do jardim formal...
A estátua de Neptuno, está danificada pois não tem pescoço.A cabeça está implantada no tronco da estátua dando-lhe um ar atarracado e nada elegante.



Penso que isso se deve a um mau restuaro.


A estátua quando foi pensada para o tanque, as folhas da base sairíam do nível da água e não a 40cm desta. Assim a estátua ao invés de surgir da água, mostra uma feia base que não se deveria ver.



O desaparecimento das bandejas (e da mão) da estátua de uma "ninfa" prejudica a visão global da obra e dá um ar de abandono a esta parte do jardim formal.

2 comentários:

  1. Já lá foste depois da reabertura?

    ResponderEliminar
  2. Ainda não, estava à espera de companhia.Mas estou com muita vontade de lá ir,verificar.

    ResponderEliminar