segunda-feira, 13 de abril de 2009

Plantar Bosques


Projecto "Plantar Bosques" - Uma iniciativa resultante da colaboração entre o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), a Autoridade Nacional Florestal, a Agência Portuguesa do Ambiente, o Corpo Nacional de Escutas e a Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza).

7 comentários:

  1. Aqui também ando a plantar carvalhos, sobreiros, castanheiros, medronheiros, a ver se aos poucos me vou livrando das resinosas. Todos os anos me assusto com a proximidade do Verão. Já fiquei bem vacinada com a entrada de dois incêndios devastadores, o último há 3 anos e que conseguiu entrar mesmo com todo o nosso cuidado em manter os terrenos limpos ao ponto de limparmos também pelo lado de fora, cerca de 3 mts nos terrenos que são dos vizinhos desleixados. Mas quando o fogo é a sério, encontra sempre maneira de destruir. Em muitos locais, as tuas (e minhas) odiadas acácias, estão a ganhar terreno e a destruir todo o tipo de vegetação autóctone.
    Por isso torna-se urgente reflorestar com as nossas arvores. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Muito bem Ana.Bem vistas as coisas, as resinosas ardem e ateiam os incêndios, a par do mato (falta de manutenção)tornando-os incontroláveis.As acácias estão a pouco e pouco a destruir e a suplantar as espécies da nossa flora...a quantidade de acácias "bébés" que eu arranquei à mão, sempre que ía para a praia, numa arriba da costa da Caparica.Nem te digo!É um sitio lindo onde ainda há rosmaninhos selvagens...um dia destes fotografo-o para veres.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ando aqui perdida há horas no teu blog. Uma maravilha!

    ResponderEliminar
  4. Acácias também já tenho arrancado, na serra de Sintra e na Costa da Caparica, pois então. Há pouco tempo passei na estrada que vai de Pé da Serra para os Capuchos e vi que têm andado a reflorestar e a tentar controlar as acácias. E a serra bem precisa.

    ResponderEliminar
  5. Estive visitando o seu blog e digo que gostei muito...
    Estarei colocando um link no meu blog.
    Parabéns!

    Abs.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Mad!
    Paulo já sabes como é:arrancar acácias juvenis sempre que se pode.

    ResponderEliminar