Projecto "Plantar Bosques" - Uma iniciativa resultante da colaboração entre o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), a Autoridade Nacional Florestal, a Agência Portuguesa do Ambiente, o Corpo Nacional de Escutas e a Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza).
Aqui também ando a plantar carvalhos, sobreiros, castanheiros, medronheiros, a ver se aos poucos me vou livrando das resinosas. Todos os anos me assusto com a proximidade do Verão. Já fiquei bem vacinada com a entrada de dois incêndios devastadores, o último há 3 anos e que conseguiu entrar mesmo com todo o nosso cuidado em manter os terrenos limpos ao ponto de limparmos também pelo lado de fora, cerca de 3 mts nos terrenos que são dos vizinhos desleixados. Mas quando o fogo é a sério, encontra sempre maneira de destruir. Em muitos locais, as tuas (e minhas) odiadas acácias, estão a ganhar terreno e a destruir todo o tipo de vegetação autóctone.
ResponderEliminarPor isso torna-se urgente reflorestar com as nossas arvores. Beijinhos
Uma iniciativa a louvar!
ResponderEliminarMuito bem Ana.Bem vistas as coisas, as resinosas ardem e ateiam os incêndios, a par do mato (falta de manutenção)tornando-os incontroláveis.As acácias estão a pouco e pouco a destruir e a suplantar as espécies da nossa flora...a quantidade de acácias "bébés" que eu arranquei à mão, sempre que ía para a praia, numa arriba da costa da Caparica.Nem te digo!É um sitio lindo onde ainda há rosmaninhos selvagens...um dia destes fotografo-o para veres.
ResponderEliminarBeijinhos
Ando aqui perdida há horas no teu blog. Uma maravilha!
ResponderEliminarAcácias também já tenho arrancado, na serra de Sintra e na Costa da Caparica, pois então. Há pouco tempo passei na estrada que vai de Pé da Serra para os Capuchos e vi que têm andado a reflorestar e a tentar controlar as acácias. E a serra bem precisa.
ResponderEliminarEstive visitando o seu blog e digo que gostei muito...
ResponderEliminarEstarei colocando um link no meu blog.
Parabéns!
Abs.
Obrigado Mad!
ResponderEliminarPaulo já sabes como é:arrancar acácias juvenis sempre que se pode.