segunda-feira, 4 de maio de 2009

As azinhagas da minha infância

Passei a minha infância numa parte da cidade onde havia vacarias,onde se vendia leite fresco (quinta do Bom Nome), onde havia grandes campos de trigo e azinhagas para percorrer a pé ou de bicicleta.As Azinhagas que ligavam as casas e localidades póximas Carnide, Benfica, Pontinha e Lumiar, eram ladeadas por oliveiras que espreitavam sobre os muros altos. Os próprios muros eram um tesouro para uma criança, pois era possível encontrar fósseis marinhos nas grandes pedras que os constituíam.
Azinhaga das Freiras,Largo das Palmeiras, Azinhaga da Cova da Onça, Azinhaga dos Cerejais, Azinhaga Escura, Azinhaga do Cerrado, Azinhaga das Carmelitas, Estrada do Poço do Chão, Azinhaga da Fonte.... enfim muitas destas azinhagas desapareceram com a urbanização sem planeamento, que acabou com uma ruralidade que chegou ao início dos anos 80. Recordo os cheiros das estações e as brincadeiras pelas azinhagas fora durante as férias, numa altura em que brincar, era também na rua e ao ar livre, soltos como pássaros.
Para que as próximas gerações saibam o que eram as azinhagas pois isso faz parte da nossa história local e da história da cidade.Vamos todos lutar para que não se extingam totalmente.

Petição

1 comentário:

  1. Para que quererão eles construir mais ali? Não sei se a pergunta é tonta, mas acho a ideia tão absurda.

    Já está assinada.

    ResponderEliminar