quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Darwin 200 anos



Charles Darwin
Para assinalar o bicentenário do nascimento de Charles Darwin, dentro de um ano, a Fundação Calouste Gulbenkian apresentará a exposição A Evolução de Darwin, em colaboração com o Museu de História Natural de Nova Iorque. A inauguração está marcada para 12 de Fevereiro de 2009.

Durante este ano, a partir de amanhã e até à abertura da exposição, estará activo um weblog http://a-evolucao-de-darwin.weblog.com.pt/ que integra o extenso programa educativo associado à iniciativa. Organizada pelo Serviço de Ciência da Fundação, a exposição é comissariada por José Feijó, professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador no Instituto Gulbenkian de Ciência.





A 4 de Janeiro de 1832, o HMS Beagle passou pela primeira vez por águas Portuguesas. Uma semana após ter finalmente zarpado de Devonport, o Beagle chegou à costa da Madeira, perto de Porto Santo. Entretanto o mau tempo que acompanhava a nau desde sua partida não permitiu que ela ancorasse. O mar agitado teve um efeito devastador sobre o jovem Charles Darwin, ele nem pode avistar a ilha:

“Eu estava tão doente que sequer me pude levantar para ver a Madeira quando estivemos a 12 milhas de distância.” (Diário de bordo de Darwin).

Sem comentários:

Enviar um comentário