sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Pluméria


Nome Científico: Plumeria
Nome Popular: frangipani, árvore-pagode
Família: Apocináceas
Origem: América Tropical

A Plumeria é uma arvore da América Tropical que atinge cerca de 4 a 8 m de altura.Tem caules grossos de casca lisa, acinzentada. Os ramos de aspecto suculento segregam uma seiva leitosa, quando cortados ou podados.Tem folhas verde-escuras, com cerca de 30 cm de comprimento que nascem na ponta dos ramos e caem no Inverno/Primavera nos países não tropicais.

Do Verão até o Outono as fores da pluméria podem ser apreciadas, reunidas em grandes inflorescências terminais, nas cores vermelha,creme,branco ou rosa, exalando um delicado perfume semelhante ao do jasmim.

A pluméria requer sol pleno e para viver fora do clima tropical deve ser recolhida ou ficar abrigada durante o Inverno.No Algarve pode ficar perfeitamente no exterior.No jardim público de Tavira vivem umas há anos.Em Lisboa conheço uma rapariga que tem uma num vaso do terraço abrigado e dá flores (rosa com centro amarelo) maravilhosas.Não tolera solos demasiado encharcados nem geadas. Multiplica-se por sementes ou estacas.
Na Tailândia onde estive de férias vi no hotel uma pluméria com sementes que resolvi trazer.
Junto as fotos da evolução das sementes trazidas em meados de Agosto.









Também trouxe umas estacas que deixei secar durante uma semana e que plantei com hormonas de enraizamento ; espero ter algum resultado, vamos esperar.Acho que não vou regar muito para não apodrecerem.


Mas esta experiência de plantar estacas de pluméria não é totalmente nova.Quando fui ao Bali tinha trazido uma estaca de um templo,que pegou,e tem vindo a desenvolver-se lentamente.

Templo Pura Luhur Ulu Watu - Bali




Árvores de plumérias de flores branca e rosa -Bali



Início da estaca antes de ter folhas



Arbusto de pluméria plenamente desenvolvido com dois anos de idade e a pedir para ser trasplantado para um vaso maior.

43 comentários:

  1. Este ano ainda não vi a pluméria da nossa amiga em flor. Mas vi há dias uma linda, igual, já grandita, num jardim da Malveira da Serra. Vinha do Cabo da Roca e não pude parar para a ir cheirar. Para quem a quiser ver, é simples. Subindo da Malveira da Serra para o Cabo da Roca, fica no jardim de uma casa do lado direito da estrada.
    E os pezinhos que trouxeste, como estão?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Quem tem mãos verdes, é assim. Vai crescer aí um frangipanial de grande categoria.

    ResponderEliminar
  3. Estão óptimos.Tenho de os fotografar.Ainda não deram folhas novas.

    ResponderEliminar
  4. Belas promessas! Realmente são Mãos Verdes!

    Em relação à Mirabilis, ela é como aquelas visitas que convidamos para nossa casa porque são charmosas e depois nunca mais nos vemos livres delas. As da foto no meu blog tiveram origem em sementes 'roubadas' no Alentejo há mais de 20 anos, instalaram-se e autopropagaram-se pelo jardim, pela horta, etc. Não é propriamente uma planta invasora, mas é difícil de erradicar, porque forma um tubérculo difícil de arrancar. Digamos que é uma intrometida! Às vezes as plantas exóticas que trazemos para os nossos jardins podem ser surpresas desagradáveis (e se tivermos muito azar podemos mesmo estar a introduzir uma praga), a mim já me aconteceu mais que uma vez.

    Mas não quero ser desmancha-prazeres porque não é o caso da plumeria, espero que estas plantinhas tenham uma longa e aromática vida!

    ResponderEliminar
  5. Jardineira é esse "bolbo" super resistente das Mirabilis que fez que a minha pegasse.Obrigado pela dica; vou levá-la para o jardim do meu pai,para um sítio difícil para estar mais controlada.Que cor será?

    ResponderEliminar
  6. As plumérias de Bali foram as que mais me encantaram. A diversidade, a quantidade, as cores, o perfume no ar. Momentos inesquecíveis.

    ResponderEliminar
  7. EM Março passado trouxe de Málaga uma estaca "nua" i.e. sem uma única folha (literalmente e bruscamente partida pela sua dona) e já floresceu, estando agora a formar um novo grupo de folhas!
    Parabéns pela sementeira!!!

    ResponderEliminar
  8. Começo a ganhar vontade de ter uma Pluméria, depois de ver tantas fotografias lindas dessa planta.
    Até há bem pouco tempo não as conhecia, e o que perdi, são bem bonitas.
    Cris

    ResponderEliminar
  9. E O cheiro das flores? Inesquecível... se eu tiver sorte com as minhas sementes e estacas...podes candidatar -te a uma adopção.

    ResponderEliminar
  10. Estou encantada só com as fotografias, fico a imaginar o odor das Plumérias...
    Acho que vou ter mesmo de comprar uma para mim...
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Miguel, não esperava, mas sim, candidato-me, :)
    Cris

    ResponderEliminar
  12. Na Madeira damos a esta planta o nome comum de "ásvore dos dentes" :)

    ResponderEliminar
  13. Árvores dos dentes...que nome tão patusco;porque será?

    ResponderEliminar
  14. Aqui no Brasil ela é conhecida como jasmim manga. Realmente elas são lindas.
    abraços
    Ana Claudia Cavalcanti
    dá uma passada no meu blog www.tudoedimais.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Estive em Bali e apaixonei-me pelas Frangipani. Ando a tentar saber mais e dei com o seu blog fantástico.
    Será que me pode ajudar: onde posso comprar uma planta?

    obrigada,
    Fátima

    ResponderEliminar
  16. Em Portugal há raríssimas plantas de pluméria apesar de se darem perfeitamente em climas temperados e florescerem no Algarve com a maior das facilidades.Só conheço pessoas que as compraram na ilha da Madeira e as trouxeram para o continente.Infelizmente as minhas jovens plantinhas(semeadas)não resistiram ao Inverno e agora só fiquei com as duas estacas que enraizaram.

    ResponderEliminar
  17. Ola Miguel!
    Acabo de regressar de Mocambique de onde trouxe 2 talos de Frangipani. Fiquei encantada pelo seu cheiro nas Fiji e quando vi a arvore de novo em Maputo nao resisti. Vi no seu blogue as sementes (que estas arvores nao tinham ainda) e a opcao do Talo, que escolhi.... agora tenho 2 talos num vasinho dentro de casa, com um ar bastante deprimido. Disseram-me que gostavam pouco de agua portanto tenho tentado resistir...mas nao sei se irao sobreviver a um inverno dentro de casa, com aquecimento central. O que me recomenda? Obrigada!

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde,
    Estou apaixonada pela plumeria alba e adoraria plantar ter uma. Será que me sabem informar onde poderei adquirir uma. Eu moro na zona do Algarve e já procurei nalguns viveiros e não encontrei. Se souberem alguma coisa.

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  20. Boa noite
    Quando vi pela primeira vez uma plumeria fiquei encantado desde então tenho procurado sempre,ja tenho duas cores por cinal até repetidas,é uma dor de cabeça as que encontro a venda e com flor eu já as tenho .Da minha ida a Cuba vieram duas estacas a epoca foi má o inverno deu cabo delas, estas as cores que eu gostava de ter.
    Já encontrei á venda em tres locais no Algarve
    .Agradecia ajuda a encontrar o que procuro

    Um abraço

    ResponderEliminar
  21. BOas
    Respondendo a Filipa, pode encontrar as lindas plumérias junto ao cruzamento da Fuzeta na estrada 125 +- 100m do lado das bonbas sentido Faro Tavira,e mãos verdes, para que fique grande e com lindas flores

    Um abraço

    ResponderEliminar
  22. As plumérias que eu semeei morreram no Inverno antes de eu as tresplantar.Das estacas da Tailândia, só uma sobreviveu.O Algarve e a Madeira são mesmo os sítios mais adequados para estas plantas.

    ResponderEliminar
  23. Com algum carinho e trabalho cá as temos em Lisboa .Nao é facil, mas dá muito prazer. Quando nos procuram, que planta é aquela que cheirinho.E os mãos verdes respondem PLUMÉRIA. Não conhecia, e repetem a pregunta

    Um abraço

    ResponderEliminar
  24. Boa tarde,
    que contente fiquei quando oiço alguem falar em plumérias!!!
    Estive em Jimbaran e vim de lá apaixonada pelas plumérias - pena que no aeroporto me tenham ficado com os rebentos que trazia :S
    Moro em Cascais e adorava ter uma plumeria - dedicar-me a ela e qui ça ate fazer-lhe uma estufa p os meses de inverno.
    Onde poderei encontrar esta arvore que nos é tao querida??
    Obrigada por qualquer informaçao que me possam dar.

    ResponderEliminar
  25. Olá, vi neste blog que existia uma Plumeria no jardim municipal de Tavira.
    Assim, em Maio passado, decidi passar em Tavira para ver a planta. deparei-me com uma árvore de cerca de metro e meio de altura completamente sem folhas.
    como estava num jardim publico, a meio da tarde, não tive coragem de ir la buscar uma poda.
    ja de regresso, qual nao foi a minha surpresa ao reparar numa arvore identica, no meio de uma urbanização ainda em tavira. parei o carro e fui la arrancar um tronquinho com cerca de 20cm.
    mal cheguei a casa espetei esse tronquinho num vaso e coloquei-o no terraço ao Sol regando 2x por semana. Quando começaram a nascer as folhas comecei a regá-lo mais e hoje tenho 6 flores em tons de rosa amarelo e branco.

    ResponderEliminar
  26. Olá Miguel!
    Ainda não consegui achar uma mudinha para mim... Será que me ajudava???
    Ou alguém que saiba, agradecia!
    Sou apaixonada por esta planta...
    Estou na zona de Lisboa.
    Chris
    Meu contacto: yasminrakssharki@gmail.com

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  27. pessoal eu vivo no Algarve e moro em Lagoa comprei à pouco tempo 3 plantas destas já envasadas e com bastantes folhas no Giga Garden na E.N. 125 na Guia quem quiser existem muitas
    eu comprei a 6€ cada com mais ou menos 50 cm mas as grandes com mais de um metro custam 17
    abraço a todos

    ResponderEliminar
  28. Andei a pesquisar na net. á procura da pluméria. Tenho uma que não sei a cor, pois trouxe-a da Madeira há dois anos. Não tinha flor e, só trouxe o tronco. Já a conhecia de lá, mas pensei que não se daria por estes lados, em virtude de haver muitas geadas. Este ano apareceram 3 novos rebentos, mas flores nada. Vou mudála de vaso quando não tiver folhas, pois acho que é a melhor altura. Espero que para o ano venha a dizer algo. Eu adoro flores e, se visitar o meu espaço verificará tal. Cum,primentos João. jsousa41.blogspot.com Espaço do João

    ResponderEliminar
  29. boa noite!eu comprei 2 raminhos no hawaii (kona) em maio 2009 pois apaixonei-me por estas lindas flores que fazem os leis (colares que as hawaianas usam). um dei a minha sogra que acabou por morrer em marco de canavezes:( o meu esteve muito feliz até à cerca de 1 mês em que as folhas cairam todas. li neste site que não gostam de água, penso que para além do frio coloquei água a mais! estou desejosa que passe o inverno e que sobreviva...prometo tirar uma foto p verem.
    se falecer já sei que há mais em portugal e não terei desculpa para voltar ao paraíso do hawaii :D
    acabei de ler que na madeira são chamadas de planta dos dentes...como sou dentista fiquei curiosa. procurei na net e não encontro.
    SERÁ QUE ALGUÉM SABE O PORQUÊ DO NOME PLANTA DOS DENTES?
    aloha!

    ResponderEliminar
  30. Aloha
    senhora dentista.
    eu sou da Madeira e já tenho a explicação porque chamam planta dos dentes ás plumerias. Como sabe as plumerias deitam uma seiva branca ,leitosa. Antigamente as pesoas quando tinham dores de dentes punham essa seiva no dente que estivesse a doer para passar a dor.Tenho plantas ,sementes e estacas de plumerias para venda.

    ResponderEliminar
  31. Tenho plantas, sementes e estacas de plumerias rosas,brancas e vermelhas. O meu email é jorgeeustaquio@hotmail.com

    ResponderEliminar
  32. Obrigada!!!! Eu tava atrás do nome dessa flor linda, mas todo mundo chamava de jasmim!!! Elas são bem comuns lá em Santos, onde eu morava! Será que alguém me ajuda a arranjar sementes?

    ResponderEliminar
  33. Ah é: posso por um link pra esse post de vocês no meu blog? Se quiserem conferir, é o sigaatigresa (blogspot)! Obrigada!

    ResponderEliminar
  34. Tenho quatro plumerias, duas rosas, uma branca, e uma vermelha, ao desenvolver se entrelaçaram, no espaço entre elas coloquei uma namoradeira laqueada de branco com uma base de laje de pedra, quando estão floridas é muito charmoso sentar no móvel e sentir o cheiro das flores. Mas como vou aumentar minha casa a plumeria branca será sacrificada, gostaria de saber como se faz a reprodução por estacas com quem já teve esta experiência. Grato!João Américo

    ResponderEliminar
  35. Tenho quatro plumerias, duas rosas, uma branca, e uma vermelha, ao desenvolver se entrelaçaram, no espaço entre elas coloquei uma namoradeira laqueada de branco com uma base de laje de pedra, quando estão floridas é muito charmoso sentar no móvel e sentir o cheiro das flores. Mas como vou aumentar minha casa a plumeria branca será sacrificada, gostaria de saber como se faz a reprodução por estacas com quem já teve esta experiência. Grato!João Américo

    ResponderEliminar
  36. Boa noite! Ao passar por este fantástico blog e sendo uma fã incondicional da plumeria gostaria que me ajudassem no seguinte: estou em comprar uma destas plantas, mas devido a tubagem do meu sistema de aquecimento, estar enterrada por baixo do meu jardim, nunca poderei tr uma arvore plantada directamente no solo, assim, teria q coloca-lá em vaso, há algum inconveniente nisso? E quanto ao inverno, mmo após a planta estar adulta, tenho q protege-lá das geadas ou e só no inicio? Eu tenho uma estufa no jardim, com 2,00 x 3,00 x 2,00m ( para fazer as minhas experiências na jardinagem ;) mas qdo a mesma estiver grande será difícil coloca-lá lá dentro. Alem disso, na minha sala tenho 6 orquídeas maravilhosas q de dão lá mto bem... Não será um bom local para esta planta no inverno? Agradecia a vossa ajuda, uma vez q não tenho mta experiência em jardinagem... Apenas tenho este hobby a 2 anos ;)

    ResponderEliminar
  37. Cheguei ontem da Indonesia e trouxe algumas estacas oferecidas pelo hotel onde estava alojado. Como os arbustos nao tinham folhas nem flores nao sei as cores das flores. Vivo no Porto e tenho algum receio de que as estacas nao peguem devido ao clima adverso mas isso nao me retira o entusiasmo de tentar. Sera que devo usar obrigatoriamente hormonas de enraizamento ou nao sera necessario? Bom sucesso para o vosso hobby. Carlos Teixeira (tx.carlos@gmail.com)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola tem de por as estacas dentro de agua ate ganhar raiz vai começar a crescer umas raizes brancas ai esta pronta para ir para a terra mas ai no porto e bastante dificil elas sobriviverem, so num vaso onde não apanhe o frio extremo do porto boa sorte

      Eliminar
  38. Boa tarde sou a Luisa de Braga e tenho duas plumerias um rosa e a outra ainda não lhe vi a cor, mas quem me a vendeu disse-me que é vermelha.
    A cor de rosa já a tenho à 2 anos e a outra tenhoa à 15 dias vieram ambas da Ilha da Madeira. Adoro as plumerias, só queria que as minha resisticem ao nosso clima. Luisa Duarte (luisaaduartee@hotmail.com)

    ResponderEliminar
  39. Olá! Eu sou a Cremilda, vim de Moçambique e o cheiro destas flores, a sua beleza simples e os colares dos indianos, ficaram-me na memória; até o Mia Couto escreveu sobre ela " A varanda de frangipani".Adoro e já trouxe duas vezes da Madeira, mas norreram. Em Mte Gordo e Tavira há-as, mas como adquirir? Alguém me pode informar?
    DE articiais, a marcador de livros a pulseira tenho-as, só não tenho "ao natural"(cremilda.dionisio@hotmail.com)
    Um abraço aos amantes da natureza.

    ResponderEliminar
  40. Olá! Eu sou a Tjasa, apaixonada Eslovéna de plumerias. Trouxe 4 exemplares das ilhas Hawaii e estão crescendo que é uma maravilha. Mas, as plumerias que trouxe da Madeira esse ano morreram e não consigo encontrar estacas dessa "variante" aqui na Europa. Alguem pode ajudar ou aconselhar?

    Muito obrigada:)
    tjasastanic@hotmail.com

    ResponderEliminar
  41. Alexandre
    ola tenho 7 pulmerias num jardim no algarve este ano ja tiveram flor o vento partiu algums galos que os pus dentro de agua para criar raiz o que resultou depis de criar raiz muda-se para a terra e ai esta mais uma plumeria

    ResponderEliminar