segunda-feira, 7 de maio de 2007

Arribas da Costa da Caparica

É linda a vegetação natural desta arriba.







Ou o que dela resta,pois a mimosa e o chorão estão a destruir tudo, lentamente.Se passarem por estas plantas, não tenham pena; arranquem-nas;elas pertencem às mais perigosas infestantes em Portugal.No sul de Espanha estão a fazer-lhe uma guerra cerrada, arrancando-as e queimando-as, para as espécies mediterrânicas se poderem desenvolver em paz.




http://www.naturlink.pt

http://www.uc.pt/invasoras/files/1chorao-da-praia.pdf

7 comentários:

  1. Quando chego ao Cabo da Roca, arranco sempre uns quantos chorões. E aconselho os meus turistas a fazerem o mesmo. Só chorões, claro. As armerias, as roselhas, etc., estão a ser atacadas sem piedade por essa praga.

    ResponderEliminar
  2. Ah... Gostei muito das fotos, em particular da Centaurea.

    ResponderEliminar
  3. Não é uma centaurea é uma espécie de cardo.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Estas criaturas são umas pestes tão grandes que dificilmente se conseguem erradicar. As mimosas são bem difíceis de arrancar, normalmente partem e voltam a rebentar. Aqui no norte há o mesmo problema com o chorão. Segundo me contaram as pessoas do projecto invader, estas plantas foram introduzidas para estabilizar as dunas e tornaram-se invasoras, por outro lado as nossas nativas (uma gramínea que não lembro o nome agora) foram levadas para os EUA com o mesmo fim e tornaram-se invasoras lá! Triste ironia, não?!

    ResponderEliminar