sábado, 14 de abril de 2007

A CHINA


No sul da China numa povoação chamada Fumin, pintaram uma montanha de cor verde.A agência oficial chinesa estima que o custo da pintura ficou em 470,000 yuan (46.600€),Com este dinheiro teria sido mais inteligente plantar pinheiros nas encostas rochosas e íngremes, e bastariam uns anos para a paisagem ficar linda. Que será feito da tão famosa paciência chinesa e da sua estética milenar?

4 comentários:

  1. Quer-me parecer que a superfície pintada é um buraco de uma pedreira. Que ideia óptima para a Arrábida, para a Serra dos Candeeiros, etc., etc...........
    O que a Secil pouparia em viveiros para as replantações... Se calhar até chegava para pagar à Robbialac.

    ResponderEliminar
  2. E mais... A estética chinesa agora consiste em construir condomínios de luxo inexcedível, com mansões para milionários, cópias de mau gosto dos hôtels particuliers do séc. XIX e miniaturas de Versalhes. Para quem os pode pagar, claro.

    ResponderEliminar
  3. olá Miguel. Já conhecia esta caricatura chinesa do blog http://umamadordanatureza.blogspot.com/ É realmente preocupante a forma como os chineses começaram a encarar a Natureza. Lembro-me do mau-estar que senti quando vi pela primeira vez em Espanha, pavimentos de cimento, pintados de verde para darem a sensação de relvado. Se agora também começarmos a pintar rochas e montanhas para nos dar a ilusão de qualquer coisa, então estaremos todos bem tramados!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Um dia eles vão-se cansar, do verde pintado e das flores de plástico. Nós também já nos cansámos. Esperemos que não demore, e não estraguem muita coisa naquele belíssimo país!

    ResponderEliminar