Multiplicar arbustos por estacas
O estacamento é um método de multiplicação vegetal que consiste em pegar numa porção de uma planta por exemplo um pedaço do seu tronco e conseguir que ganhe raízes para formar um novo individuo.
Chama-se estaca a um pedaço de tronco, existindo dois tipos de estacas:
Estacas lenhosas
Estacas semi – lenhosas
O estacamento lenhoso pratica-se sobretudo em arbustos de folha caduca, mas também em muitos de folha perene.
Exemplos de arbustos que se multiplicam por estaca lenhosa:
Lagerstroemia indica
Viburnum macrocephalum - Noveleiro
Deutzia spp.
Spiraea cantoniensis – Sempre noiva
Philadelphus coronarius - Falso jasmim
Forsithya spp.
Wisteria sinensis - Glicínia
Hibiscus syiriacus – Hibisco da síria
Lonicera spp. – Madressilva
Rosa spp. - Rosas
Weigela spp.
O material poda-se no Outono ou Inverno no caso das plantas caducas, pois é quando perdem as folhas: podem-se plantar logo ou então guardá-las em molhos dentro de sacos de plástico no frigorífico, ou então armazená-las em turfa ou areia húmida a uns 4ºC para serem plantados no início da Primavera seguinte.
1 - Cortam-se as ramas que tenham um ano de idade e com um diâmetro de um lápis (6 -10 milímetros).
2 - Com essas estacas corta-as em bocados com 20 a 30 cm de comprimento.
3 – O corte da base da estaca deve ser feito de preferência logo abaixo do nó ou gema; o corte superior com 1,5 cm ou 2,5 cm acima de outro nó. O corte da base deve ser recto e o corte em cima deve ser inclinado para a água da chuva escorrer. Devem ser eliminadas folhas e rebentos para evitar a excessiva transpiração que poderia faze-las secar.
Aos arbustos de folha perene devem ser tiradas as folhas inferiores deixando só 2 ou 3 pares de folhas na ponta.
Embora seja corrente as estacas serem plantadas em recipientes debaixo de uma cobertura transparente (plástico), também podem ser plantadas directamente na terra ao ar livre.
Para o enraizamento, o substrato deve ser de areia e turfa em partes iguais ou perlite em vez de areia.
Antes de plantar as estacas, para favorecer o enraizamento, devemos impregnar ou molhar a base da estaca (2/3 Cm) com hormonas de enraizamento. Em pó ou líquido.
Para as estacas lenhosas é melhor usar hormonas líquidas que em pó, pois este tipo de estacas demoram mais tempo a enraizar que as do tipo semi-lemhoso, e o pó degrada-se mais rapidamente que as hormonas líquidas.
É muito importante não confundir a base da estaca com a ponta, pois se a estaca for enterrada de “cabeça para baixo” não germinará e acabará por secar.
No final do Outono seguinte levam-se as estacas enraizadas para serem plantadas em vasos individuais para mais tarde serem plantadas definitivamente no jardim.
Está a ficar um "expert" em Biologia Vegetal! Excelente. Se fosse meu aluno em TLB III poderia contar com um 18 no 2º Período. E no 3º... quem sabe!D
ResponderEliminarInformação útil!
ResponderEliminarA propósito do noveleiro - é mesmo um Viburnum opulus? Eu também pensava que era, mas já o vi com outros nomes - Viburnum macrocephalum e Viburnum plicatum. Quando se faz a pesquisa de imagens para Viburnum opulus aparecem plantas diferentes. Fiquei sem perceber se há confusão com os nomes ou se são diferentes variedades.
Seja como for é lindo!
Sim é verdade,penso que todos os Viburnums podem ser multiplicados da mesma maneira.O noveleiro é mesmo o Viburnum macrocephalum.
ResponderEliminarpedido de informação !
ResponderEliminarEu queria reproduzir por estaca algumas plantas para colocar em volta de um terreno (choupo, tileira, e outros arbustos que possam compensar estes quando lhes cai a folha).
Qual a altura mais indicada para eu recolher estas estacas e quais os passos necessários (e que tempo demora)até poder colocar estes no local definitivo ?
se eu quiser misturar cedros e pinheiros, os timings são os mesmos ? Obrigado.
Post estonteneante nesta página, opiniôes como aqui vemos demonstram valor a quem aparecer nesta página :)
ResponderEliminarFaz muito mais de este web site, a todos os teus leitores.
Ola amigos---Os meus cumprimentos a todos
ResponderEliminarSó quero pedir a quem estiver capacitado que deixe aqui algumas ajudas simples e nada de trabalho académico.
Tais como :
como obter esta--ou aquela planta por estaca
descrição pratica únicamente.
Depois Como obter uma boa sementeira de...
fazer a descrição sumaria--nada académica
A clareza--a simplicidade--propria de quem pratica vale muito mais do que um monte de conhecimentos duvidosos que por aqui vemos.
Temos nas nissas mãos um mundo moderno e muito diferente--saibamos erguê-lo com a maxima competencia
Quem nunca exerceu não deve deixar conhecimentos?
respeitosos cumprimentos a todos
Eduardo
Como faço para reproduzir a Bouganvillea?
ResponderEliminarEla pode ser feita mudas da modo que vc descreve acima?
Obrigada!
Eusa
rochamaciel@live.com
no acre rio branco consegui produzir pé de jabutica com hormonio enraizador esta soutando as primeiras folhas graças ão meu senhor jesus cristo gostaria de aprende mais
ResponderEliminar