sábado, 11 de janeiro de 2014

Cacto do Natal




Reino:

Plantae
Divisão:Magnoliophyta
Classe:Magnoliopsida
Ordem:Caryophyllales
Família:Cactaceae
Género:Schlumbergera
Diferentemente de outros tipos de cactos, este não tolera a seca muito bem, por isso, deve regá-lo, se possível, com água não calcária, assim que detectar que a terra está seca. Mas, não exagere na água, apenas o suficiente para humedecer o solo.
Depois de ter florescido e as flores murcharem, precisa de menos rega, tal como no fim do verão. Se reparar que as pontas estão a ficar flácidas, provavelmente a causa foi excesso de rega e se notar podridão na base, terá de cortar tudo o que estiver afectado e esperar que volte a rebentar  de novo.
O Cacto de Natal pode florescer mesmo sem o contacto directo com o sol, mas apreciam sempre uma boa iluminação.
Gosta do sol de inverno, mas não do sol de verão, de modo que nessa época deve colocá-lo numa área com sombra.
Pode colocá-lo tanto dentro de casa como ao ar livre durante todo o ano, mas seesqueça que isso não é possível em locais omde existam geadas. Aplique um fertilizante rico em fósforo e potássio regularmente para favorecer a floração.
É de crescimento lento, pelo que só precisará de mudar de vaso quando tiver crescido demasiado, realizando sempre o transplante na primavera.

Outros conselhos:

  • Quando verificar que os botões começam a florescer, não gire a planta já que esta cresce em direcção à luz e obrigar-la-á a desabrochar novamente noutra direcção.
  • Se notar que as flores caem sem chegarem a abrir, pode ser devido a falta de água ou excesso de corrente de ar. Assim, mude a planta para um local afastado da corrente de ar e evite que a terra seque demasiado entre cada rega.
  • Agradece a humidade, pelo que, nos dias mais quentes do verão, pulverize com água a sua folhagem.
  • Se estiver na sombra, pode ser que precise de mais luz para que as suas hastes não percam a cor.

Sem comentários:

Enviar um comentário