quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

zonas de rusticidade

Portugal tem  algumas assimetrias climáticas que se reflectem em diferentes zonas de rusticidade para a vida vegetal.
 Para uma planta se adaptar a uma jardim ou balcão deve estar apta  a poder ser plantada  numa determinada zona de rusticidade, para viver feliz, crescer e reproduzir-se. O problema é maior nas zonas onde as temperaturas mínimas podem pregar partidas . Na europa a escala vai de ZR 1 a ZR 12, existindo apenas três zonas de rusticidade em Portugal continental, que estão representadas  no mapa.


  • Zona Rusticidade 8 - Nordeste Transmontano e Barroso, mas também Serra da Estrela e Lafões (não representado no mapa). Temperaturas mínimas possíveis: entre -12 a -7. Característica: todas as perenes de clima temperado têm um ciclo de vida normal.
 
  • Zona Rusticidade 9 - toda a faixa litoral até ao cabo carvoeiro, todo o interior das beiras até ao norte Alentejano. Temperaturas mínimas possíveis: entre -6 a -1. Características: todas as perenes de clima temperado têm um ciclo de vida normal. 
 
  • Zona Rusticidade 10 - toda a costa de Lisboa até ao litoral Alentejano e todo o Algarve. Temperaturas mínimas possíveis: entre -1 e 4. Características: maioria dos bolbos de Primavera dá flor durante o Inverno. Ciclos vegetativos alterados para grande parte das perenes de clima temperado.  
 
A verdade é que há sempre bolsas de microclimas que dentro das três zonas podem ter características que escapem às características gerais das zonas 8, 9 e 10.
.
Madeira tem rusticidade 12, e os Açores, entre 11 e 12.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário