segunda-feira, 21 de maio de 2012

Adeus Palmeiras?



O famoso escaravelho-vermelho das palmeiras, do qual se tem falado muito ultimamente, infelizmente pelas piores razões: é responsável pela morte de muitas centenas de palmeiras da espécie Phoenix canariensis em todo o país. Tudo começou há ...cerca de 4 anos com a importação de palmeiras provenientes do norte de África, que chegaram em contentores ao concelho de Albufeira (gente esperta os algarvios que não fazem quarentena de espécies importadas). Rapidamente, todas as árvores que se encontravam ao longo da EN125 foram atacadas, e em poucos meses morreram.
O malvado e terrivel escaravelho, até há pouco tempo estava restrito ao Sul do país e a este tipo de palmeira....mas agora subiu e já ataca as palmeiras de leque (Washingtonia filifera) .O monstro reproduz-se às centenas (calcula-se que uma só fêmea deposite até 500 ovos, suficientes para matar uma palmeira adulta).
Apesar de existir tratamento para prevenir e combater esta praga, as ENTIDADES OFICIAIS portuguesas, para não variar , não têm tomado medidas fito-sanitárias que parem esta praga de quem ninguém fala.A CE não nos ajuda, tendo em consideração que vai ser um problema europeu?
Vão-se habituando a uma paisagem sem nenhumas palmeiras.Nem na avenida da Liberdade, nem nos Jardins Botânicos (? )nem no Casino do Estoril, nem em frente à Casa dos Bicos, nem....

Sem comentários:

Enviar um comentário