terça-feira, 9 de outubro de 2007

Quinta de Villar d'Allen

A actual Quinta de Villar d’Allen resultou da junção de algumas velhas quintas.Visitei-a pela primeira vez no dia 6 de Novembro, num dia esplendoroso de sol.A quinta que já "conhecia" de uma visita ao site na Internet,é magnífica.A senhora d'Allen recebeu-nos com uma grande simpatia,fazendo comnosco um pequeno percurso pelas alamedas,vasos e urnas barrocas atribuídas a Nazonni, bosque,tanques e fontes,árvores centenárias e pérgulas.A sul e poente há um jardim formal “à francesa”, construído em 1790 por Manuel Simões e a norte e nascente, existe um parterre concebido por João Allen entusiasta dos "jardins paisagistas" tão em voga na Inglaterra daquela época.Fiquei encantado com a simpatia da referida senhora e com a beleza do local.É de facto um local único que faz parte da história do Porto.Um local a preservar para as gerações futuras pela sua grande colecção de camélias,algumas delas únicas no mundo,pela história das suas grandes árvores, pelos acontecimentos que ali tiveram lugar no tempo da Guerra Civil.
No final podem-se escolher plantas lindas para comprar;as japoneiras são uma tentação mas há muito por onde escolher.
Que bonito aquele final de tarde.







































http://www.villardallen.com/

9 comentários:

  1. Ainda nunca lá fui. Aguçaste-me o apetite. Podemos ir no auge das camélias.

    ResponderEliminar
  2. sim sim quando quizeres no auge das camélias...

    ResponderEliminar
  3. Olá Miguel!
    Sejas bem aparecido!
    Já visitei essa quinta no auge nas camélias e é muito bonita. Só achei um pouco descuidada.

    Beijo
    Isabel (a amiga do Paulo)

    ResponderEliminar
  4. O descuidado dá-lhe um ar romântico...apesar de nós ficarmos com pena que as coisas em Portugal tenham esta evolução.

    ResponderEliminar
  5. Pessoas sábias visitam lugares magníficos. A Quinta Villar d'Allen é um deles. Um grande bem haja. Sam

    ResponderEliminar
  6. O "descuido" que referem é apenas a incapacidade de fazer mais... e custa-me uns 2.000 Euros por mês. Manter 45.000 m2 e uma casa de 38 divisões com o trabalho dos proprietários e três empregadas acreditem que não é fácil.
    Mas passarei a fornecer aos visitantes uma enxada, ancinhos e luvas.
    Estou certo que ou o "descuido" se corrigirá ... ou deixarei de ter críticos. Mais provavelmente a 2ª hipótese !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas fazem o favor de lá ir deixar o seu dinheiro, pois não acredito que as visitas sejam de graça, e ainda respondem desta forma. Às vezes vale mais ficar calado.

      Eliminar
    2. Até Janeiro de 2010 as visitas eram inteiramente gratuitas. A partir dessa data, as visitas guiadas aos 5 jardins (1 hora) passaram a custar € 3,00 por pessoa. Se incluírem prova do vinho do Porto Villar d' Allen Tawny 20 anos e visita à parte histórica da casa, o preço é de € 12,50 (cerca de 90 minutos)

      Eliminar
  7. Não era de forma nenhuma uma crítica,esta quinta está no meu coração qualquer que seja o seu estado.Tendo em conta as contrariedades só nos resta passar lá de vez em quando para comprar umas maravilhosas plantas ou quem sabe começarmos a ofereçer-nos em regime de voluntariado para ajudar no que for mais preciso.Longa vida a Villar d'Allen!

    ResponderEliminar