sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Geranium Maderense
Semear : Março-Maio. Semeie numa superfíciede composto levemente calcado. Não cobrir a semente. Mantenha uma temperatura de entre 15-20C .Após a semeadura, não se deve excluir a luz, pois esta ajuda a germinação. Mantenha a superfície do composto húmido mas não encharcado; a germinação pode demorar 1-3 meses e pode ser irregular.
Quando suficientemenete grandes para tresplantar (7,5 centímetros), as mudas podem ser plantadas em vasos ou bandejas. Gradualmente deixe-as aclimatar às condições exteriores durante uma semana, antes do plantio depois de qualquer risco de geada; devem ser plantadas em plena terra a 23-30cm de distância. Para melhores resultados, plantar em qualquer tipo de solo bem drenado em pleno sol.
domingo, 12 de dezembro de 2010
Coroas de Natal
Rosa banksiae
foto deste site
Usos: Em grupo ou isolada, cerca-viva, arcos, treliças
Usos: Vasos, bordaduras, jardineiras, cestas
Diâmetro médio: Espaçamento mínimo
Observações:
- arbusto escandente (que emite novos ramos para o alto, de modo a subir pelas árvores em direção à luz), muito ramificado;
- flores brancas ou amarelas nas extremidades dos ramos;
- variedade com flores agrupadas;
- poucos ou nenhuns espinhos;
- propagação por estaca;
- deve ser podada depois da floração para controlar o seu tamanho, devendo ser feita de maneira regular para dar maior vigor à planta;
- valor ornamental em arcos e treliças.
- originária da China, que cresce nas montanhas em altitudes de 500 - 2200 m.
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Planta bolbosa gigante
Dahlia imperialis alba
Familia : Asteraceae
Nome comum: Dália bambou, Dália gigante
Orgão de reserva : tubérculos
País de origem: Guatemala e Colômbia
Clima de origem: sub tropical (Inverno seco)
Descrição: O género dália não é muito adaptado ao clima Mediterrâneo. esta Dália gigante ou dália arborescente, explicam o tamanho que a planta atinge.Exposição a sul ao abrigo de ventos ( o ideal será encostada a um muro sul ou amparada por uma árvore). Precisa de ser bem regada durante o Verão.Devido à altura que pode atingir, esta dália tem de ser tuturada.
Os botões florais aparecem com os dias curtos de Novembro, enquanto as flores simples podem durar até ao mês de Janeiro ,excepto se ocorrerem temperaturas negativas (-5ºC ).os tubérculos podem pesar até 2,5kg e podem atingir até 70 cm. Uma tresplantação é quase impossível de ser feita sem partir os tubérculos.
Os caules podem atingir 10cm de diâmetro, devendo ser cortados após a floração. A variedade Alba é a menos rústica desta espécie.
Cor: branca
Altura da floração: 150+ cm
Rusticidade: pouca
Vegetação: vegetação estival
ver aqui e aqui
Quinta de Roque Amador - Sabugal
Tasha Tudor
Tasha Tudor foi uma norte americana, ilustradora e autora de livros infantis, falecida em 2008. Muitas das ilustrações dos noventa livros para crianças, que realizou, foram muitos deles inspirados no seu jardim e na vida campestre típica do século XIX, que levava. Tasha Tudor é ainda hoje uma das ilustradoras mais populares da América, e os seus livros têm fascinado várias gerações de crianças e adultos.
O jardim de Tasha é um jardim perdido no tempo, reflecte em tudo a forma de viver de Tasha. Variedades muito antigas de flores como papoilas, dedaleiras ou peónias, povoavam os seus jardins informais. Quando o Verão chegava, Tasha Tudor deixava a sua mesa de trabalho e os seus desenhos e dedicava-se exclusivamente ao seu grande e belo jardim. O seu trabalho e dedicação conseguiram resultados surpreendentes; por exemplo, as suas camélias produziam flores em grande profusão, facto considerado único tendo em conta os Invernos extremamente rigorosos do estado de Vermonte. A grande beleza dos jardins de Tasha Tudor, tornaram-se míticos e por todos o mundo foram surgindo seguidores do seu modo de vida e da sua forma de fazer jardinagem.
domingo, 5 de dezembro de 2010
Ninhos caixas para os pássaros (insectivoros) dos nossos jardins
Quem quiser usufrir da companhia destes pequenos seres, pode construír ninhos artificiais seguindo as instruções que encontrei neste site da CML, e colocá-los no exterior no fim do Inverno.
Mais informações aqui
Os jardins de cimento de Saint-Blaise e os Jardins Partagés
Ou como os jardins podem ajudar os desempregados de longa duração e as pessoas com menos rendimentos económicos.
Ser cidadão e jardineiro não é incompativel.Depois de alguns anos, pequenos quadrados de verdura crescem no coração das cidades francesas.Chamam-se Jardins Partagés. Descendentes dos jardins operários, estes terrenos são geridos por associações que permitem aos habitantes das cidades,jardinar, recolher os seus próprios legumes (são maioritariamente hortas) e locais para as pessoas se encontrarem e trocarem experiências.