segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Instambul









<



COMPOSTEIRA


É muito fácil fazer adubo orgânico com a ajuda das minhocas.
1. Arranje uma caixa de madeira ou plástico e forre com plástico, lembre-se de fazer uns furinhos no fundo para não acumular água;
2. Coloque uma camada de terra (2 centímetros) no fundo da caixa;
3. Adicione restos vegetais esmagados em pequenos pedaços (cascas de legumes, restos de verduras ou aparas de relva recém-cortada, por exemplo: restos de poda, relva cortada, folhas, verduras não utilizadas, borras de café, cascas de ovos. Cascas de cebolas, batatas ou frutas. (Observação: não inclua restos de comida para não atrair moscas ou roedores e evitar o mau cheiro)), formando uma camada de mais ou menos 2 centímetros;
4. Coloque uma camada de 2 centímetros de esterco seco de vaca, de galinha ou coelho (use sempre luvas de plástico para lidar com o estrume);
5. Cubra com uma camada de terra de mais 2 centímetros;
6. Repita os passos 3, 4 e 5 até encher a caixa;
7. Regue com um pouco de água, de modo que fique tudo bem húmido. Mas não deixe encharcar;
8. Coloque duas ou mais minhocas (você pode encontrá-las na terra em locais mais húmidos e frescos do jardim);
9. Cubra tudo com um pouco de palha seca (restos de relva), para manter a humidade e ficar bem fresquinho.

Mantenha a caixa na sombra e protegida da chuva. Reponha mais água, sempre que necessário não esquecendo que as minhocas gostam de humidade mas não de encharcamento. Lembre-se de lavar bem suas mãos sempre que lidar com composteira.
O húmus estará pronto quando você não conseguir identificar mais as diferentes camadas que foram colocadas na caixa. O adubo assim produzido é conhecido como húmus de minhoca ou vermicomposto e é óptimo para as plantas em vasos, jardim ou horta.


Aqui está uma composteira fácil de fazer com dois recipientes de plástico

Sobreiros cantenários a abater em Tortosendo...

Na emissão do Portugal em Directo, programa da RTP1, passou uma reportagem sobre o caso dos 3 000 sobreiros do Tortosendo (Covilhã), situados em 83 hectares de terrenos das Reservas Agrícola e Ecológica Nacionais. Recorde-se que a autarquia local quer destruir esta mancha de sobreiros, com uma justificação que varia entre a necessidade de ampliar a Zona Industrial do Tortosendo e a necessidade de instalar um Projecto de Interesse Nacional (PIN) que "ninguém" conhece!
SOBRANCEIRO ESTE PRESIDENTE DA CÂMARA!

terça-feira, 21 de outubro de 2008

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Feiras em jardins públicos

Feira de Produtos de Agricultura Biológica
Sáb: 9h-15h


Esta feira comercializa uma variada gama de produtos, desde produtos hortícolas e frutas, plantas aromáticas e medicinais a frutos secos, ovos, compotas de frutas e legumes, mel, vinho e azeite. É o tipo de mercado que, pelas suas características, permite o contacto directo dos produtores com o público consumidor, assim como a venda directa dos produtos biológicos da época.

Crafts & Design na EstrelaAo longo do ano no 1º Domingo de cada mês: 9h-18h


A Crafts & Design no Jardim da Estrela decorre desde Setembro de 2006, promovendo o design e o artesanato contemporâneo urbano através de produtos criados 100% de raiz. Originalidade, criatividade e talento são as principais características que definem esta iniciativa e os principais requisitos de participação.

Internet: crafts-design-no-jardim-da-estrela.blogspot.com/

Jardim de São Pedro de Alcântara











As rosas apesar de singelas florescem em Outubro, a surpresa maior foram os fetos que naturalmente voltaram a povoar a cascata.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008