segunda-feira, 1 de abril de 2013

Iris xiphium

 
Planta herbácea, vivaz, bolbosa, da família Iridaceae, com um caule que, raramente, ultrapassa meio metro de altura, apresentando na extremidade, por via de regra, uma flor (ou, excepcionalmente, duas) de cor azul violácea.

Distribui-se por toda a Região Mediterrânica Ocidental, incluindo a Península Ibérica. Em Portugal, segundo algumas fontes consultadas, ocorre por quase todo o país, em terrenos incultos, pedregosos e de matos baixos, em solos arenosos ou calcários. É cultivada como planta ornamental, floresce de abril a junho.
Este lírio também é conhecido por Lírio holandês, é fácil de crescer, e de multiplicar-se livremente e florescer ano após ano. A cor das flores varia de branco e amarelo através de diversos tons de azul e violeta; são muito resistentes à geada e preferem um lugar ensolarado com humidade suficiente durante o crescimento, mas nenhuma humidade durante a sua dormência no verão. Eles podem ser cultivadas em vasos e jardineiras no terraço e são ideais como flores de corte para vasos e arranjos.

 

Cultivo
Escolha uma posição ensolarada em solo rico e bem drenado. Prepare o local de crescimento e quando cavar o solo, acrescente um  bom punhado de estrume bem curtido. Plantar os bolbos a cerca de  7 centímetros de profundidade e 10 centímetros de distancia. Se cultivadas em vasos e outros recipientes, os bolbos devem ser plantadas um pouco mais profundamente e mais juntas para maior retenção de umidade e efeito de floração e, em seguida, colocá-los numa área bem iluminada.Pouco depois da folhagem emerge através do solo, espalhar uma pequena quantidade de fertilizante geral, com uma razão (NPK 10-10-10 ).
Durante o período de crescimento, este Iris precisa de ser mantido livre de pulgões, pois eles são portadores da infecção pelo vírus que causam o mosaico das folhas e flores. Deve ser feito uma cova para a água durante a estação de crescimento, se as condições secas prevalecerem, mas depois da floração  permitir que o solo seque, uma vez que as folhas devem secar naturalmente. Após os bolbos  terem florescido, deve resistir ao desejo de remover a folhagem verde permitindo que ela seque naturalmente. Os bolbos irão formas aglomerados que se irão multiplicar livremente e podem ser deixados em repouso por muitos anos. Só levantar e dividi-los na primavera / verão se parecem terem -se tornado demasiado aglomerados .

narcisos