domingo, 29 de julho de 2007

HIBISCOS/hibiscus

Hibiscus é um gênero botânico, com cerca de 300 espécies, inserido na família das Malvaceae, com flores e folhas exuberantes. Devido à nova taxonomia pela filogenética (APG), muitas espécies estão mudando para outros géneros.O cultivo, tanto ornamental como económico, está disseminado nas regiões subtropicais e tropicais, existindo algumas espécies que se dão em climas temperados. Hibiscus significa Ísis,em grego.



HIBISCUS PALUSTRIS - Jardim Botânico F.C.L.
É uma planta originária da América do Norte e sem razões aparentes também autóctone no Norte de Espanha, SW de França e Norte de Itália. Em Portugal e Argélia aparece como nativa em terrenos pantanosos e margens de cursos de água.



HIBISCUS SYRIACUS - Jardim da Fundação C.Gulbenkian
O hibisco-da-síria,é um arbusto lenhoso,fibroso,que pode chegar aos 3 metros de altura.É originário da China e outros locais da Ásia. Pode ser usado na jardinagem urbana ou particular pois fica coberto de flores a partir do início do Verão,exalando um forte aroma nas noites quentes. A Coreia do Sul adoptou o hibisco-da-síria como flor nacional.


HIBISCUS ROSA-SINENSIS - na minha varanda
É um arbusto lenhoso, fibroso, que pode atingir até 5 metros de altura.Originário da Ásia tropical e do Havai, onde é considerado a flor nacional, aparecendo em 5000 variedades. Muito difundido no mundo pelas propriedades ornamentais, possui diversas variedades e formas, com flores grandes ou pequenas, com pétalas lisas ou crespas. As folhas, variegadas ou não, podem ser largas ou estreitas.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Borboletas no Jardim Botânico

Fui lá no último domingo cheio de sol.As borboletas monarcas eram em grande número,comparativamente com a única borboleta da couve (branca ) e mais duas ou três diferentes.Apesar de achar que a colecção deveria ser mais variada, valeu a pena passear por entre dezenas de belas borboletas.






domingo, 22 de julho de 2007

Verão



O Verão era sempre representado por um rapaz com espigas maduras nos cabelos ou na mão e uma foice na outra (desaparecida nesta estátua do Palácio de Queluz).








Em Monsanto é já altura de bagas,frutos e ervas secas.







quinta-feira, 19 de julho de 2007

Lilium Algarve

Nem é assim uma cor que eu aprecie muito mas achei graça ao nome.


ALGARVE (Vletter &den Haan)
Soft baby pink color throughout, large blooms make this a real stand out. 3' M

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Gulbenkian

Depois de remodelação do A.Ribeiro Teles, os jardins ganharam novos recantos e novas plantas.Adoro pequeno e tranquilo lago de nenúfares onde as rãs se organizam para a reprodução.Com a redução de habitats húmidos é uma verdadadeiro oásis.Os nenúfares estão um esplendor.


















quarta-feira, 11 de julho de 2007

Liliums Stargazer





Para o ano compro mais bolbos desta espécie;as flores são maravilhosas e o cheiro é estonteante!
Fiquei espantado com a quantidade de variedades que existem disponíveis em alguns sites:

http://www.s-wgardens.com/Catalog/lilygallery.php

http://www.lilynook.mb.ca/

Visitaram o blog 3000 pessoas:VIVA!

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Flores azuis






Platycodon grandiflorus

São umas flores azuis que conforme a luz do dia ou a máquina fotográfica , ora parecem azuis ou roxas.Semeiam-se o primeiro ano e depois daí para diante rebentam naturalmente ano após ano.No final da Primavera início do Verão, florescem e dão sementes, num novo ciclo.São muito bonitas ,resistentes e fáceis de cultivar, pois quando nos esquecemos delas,elas surgem ano após ano no mesmo local.

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Lilium do meu jardim


Não era BEM esta cor que eu estava à espera; pensava que era branco por dentro rosa escuro por fora...mas o cheiro é tão maravilhoso que resolvi não dar importância a este "pormenor".

Roseiras



'Gertrude Jekyll'

A melhor maneira de seleccionar uma roseira é ver atentamente um catálogo de viveiristas para ver uma gama alargada de roseiras, as suas alturas,as suas cores e perfumes.Depois visitar um garden center e procurar saber se existem algumas das roseiras já pré-seleccionadas no catálogo.Também podemos encomendar através de sites especializados na internet que enviam as nossas escolhas através de encomenda postal na época apropriada. Por exemplo:http://www.davidaustinroses.com/english/

As melhores rosas perfumadas:
• 'Maiden’s Blush' – uma rosa antiga com flores rosa escuro; aparecem uma única vez no início do Verão e tem uma tamanho de flor médio, com uma altura de planta de 1.50m.
• 'Gertrude Jekyll' – uma rosa inglesa com floração repetida com flores rosa escuro mais pálidas nos bordos das pétalas, com uma altura de planta de 1.20m.
• 'Crimson Glory' – uma rosa modesta,trepadeira com flores vermelhas que aparecem no início do Verão, com floração repetida mas já com flores esporádicas; altura 4.50m

As melhores rosas de longa floração:
• 'Aloha' – uma pequena rosa numa planta trepadeira, com uma longa floração que se prolonga ao longo do Verão e Outono, com flores perfumadas cor de rosa .Altura de 2.40m.
• 'Diamond Jubilee' – Uma vigorosa Hibrida de Chá com uma grande floração amarela.Flores mais pálidas nos bordos.Altura de 1.20m.
• 'Zephirine Drouhin' - conhecida por as suas flores chegarem até ao Natal. Flores fortes e muito perfumadas de cor rosa cereja, pode crescer como arbusto ou trepadeira. Pode ser atacada pelo oídio. Altura de 3m.

AS melhores trepadeiras:
• 'Etoile de Holland' – Trepadeira híbrida de chá com flores de um intenso vermelho e óptimo cheiro, florescendo no meio e no final do Verão.Altura de 5.50m.
• 'Francis E. Lester' – roseira com massas de flores perfumadas, pétalas simples cor de rosa claro/branco que florescem no Verão.Altura 4.50m.
• 'Golden Showers' – prolífera trepadeira com flores que começam no Verão e se estendem até ao Outono.Boa para plantar num muro virado a Norte.Altura:3 m.
• 'Goldfinch' – muito vigorosa com flores amarelas com um aroma intenso, floresce no Verão.Altura:3 m.


Local e tipo de solo: o primeiro ingrediente é um local ensolarado, com terra bem trabalhada, solo rico,com matéria orgânica e com uma boa drenagem.Evitar solos muito alcalinos ou muito ácidos.

Plantações:as rosa que venham envasadas podem ser plantadas em qualquer época do ano.Mas as roseiras de raizes nuas só podem ser plantadas na época de adormecimento das roseiras (no Inverno).
Antes de plantar, remover algum ramo morto e podar os ramos até 15cm do solo para promover novos rebentos.A roseira deve ser plantada ao nível do solo e bem aterrada e calcada com os pés para não ficarem bolsas de ar nas raízes.Devem ser sempre regadas generosamente no momento da plantação, mesmo que esteja tempo de chuva.

No ano a seguir no Inverno: as trepadeiras devem deixar-se crescer sózinhas.
Com as roseiras arbustos, a regra é quanto mais severas as podas,mais novos rebentos surgirão e consequentemente mais rosas aparecerão.Uma poda menos severa, resulta em menos rebentos, logo menos rosas, mas maiores botões