segunda-feira, 2 de julho de 2007

Roseiras



'Gertrude Jekyll'

A melhor maneira de seleccionar uma roseira é ver atentamente um catálogo de viveiristas para ver uma gama alargada de roseiras, as suas alturas,as suas cores e perfumes.Depois visitar um garden center e procurar saber se existem algumas das roseiras já pré-seleccionadas no catálogo.Também podemos encomendar através de sites especializados na internet que enviam as nossas escolhas através de encomenda postal na época apropriada. Por exemplo:http://www.davidaustinroses.com/english/

As melhores rosas perfumadas:
• 'Maiden’s Blush' – uma rosa antiga com flores rosa escuro; aparecem uma única vez no início do Verão e tem uma tamanho de flor médio, com uma altura de planta de 1.50m.
• 'Gertrude Jekyll' – uma rosa inglesa com floração repetida com flores rosa escuro mais pálidas nos bordos das pétalas, com uma altura de planta de 1.20m.
• 'Crimson Glory' – uma rosa modesta,trepadeira com flores vermelhas que aparecem no início do Verão, com floração repetida mas já com flores esporádicas; altura 4.50m

As melhores rosas de longa floração:
• 'Aloha' – uma pequena rosa numa planta trepadeira, com uma longa floração que se prolonga ao longo do Verão e Outono, com flores perfumadas cor de rosa .Altura de 2.40m.
• 'Diamond Jubilee' – Uma vigorosa Hibrida de Chá com uma grande floração amarela.Flores mais pálidas nos bordos.Altura de 1.20m.
• 'Zephirine Drouhin' - conhecida por as suas flores chegarem até ao Natal. Flores fortes e muito perfumadas de cor rosa cereja, pode crescer como arbusto ou trepadeira. Pode ser atacada pelo oídio. Altura de 3m.

AS melhores trepadeiras:
• 'Etoile de Holland' – Trepadeira híbrida de chá com flores de um intenso vermelho e óptimo cheiro, florescendo no meio e no final do Verão.Altura de 5.50m.
• 'Francis E. Lester' – roseira com massas de flores perfumadas, pétalas simples cor de rosa claro/branco que florescem no Verão.Altura 4.50m.
• 'Golden Showers' – prolífera trepadeira com flores que começam no Verão e se estendem até ao Outono.Boa para plantar num muro virado a Norte.Altura:3 m.
• 'Goldfinch' – muito vigorosa com flores amarelas com um aroma intenso, floresce no Verão.Altura:3 m.


Local e tipo de solo: o primeiro ingrediente é um local ensolarado, com terra bem trabalhada, solo rico,com matéria orgânica e com uma boa drenagem.Evitar solos muito alcalinos ou muito ácidos.

Plantações:as rosa que venham envasadas podem ser plantadas em qualquer época do ano.Mas as roseiras de raizes nuas só podem ser plantadas na época de adormecimento das roseiras (no Inverno).
Antes de plantar, remover algum ramo morto e podar os ramos até 15cm do solo para promover novos rebentos.A roseira deve ser plantada ao nível do solo e bem aterrada e calcada com os pés para não ficarem bolsas de ar nas raízes.Devem ser sempre regadas generosamente no momento da plantação, mesmo que esteja tempo de chuva.

No ano a seguir no Inverno: as trepadeiras devem deixar-se crescer sózinhas.
Com as roseiras arbustos, a regra é quanto mais severas as podas,mais novos rebentos surgirão e consequentemente mais rosas aparecerão.Uma poda menos severa, resulta em menos rebentos, logo menos rosas, mas maiores botões

1 comentário:

  1. Que linda! LINDA. E eu que não sei o nome ddas muitas roseiras que por lá tenho.... minto! Sei o nome de uma: Leonardo da Vinci.

    Vou começara cheretar por aqui :)

    ResponderEliminar