domingo, 29 de julho de 2007

HIBISCOS/hibiscus

Hibiscus é um gênero botânico, com cerca de 300 espécies, inserido na família das Malvaceae, com flores e folhas exuberantes. Devido à nova taxonomia pela filogenética (APG), muitas espécies estão mudando para outros géneros.O cultivo, tanto ornamental como económico, está disseminado nas regiões subtropicais e tropicais, existindo algumas espécies que se dão em climas temperados. Hibiscus significa Ísis,em grego.



HIBISCUS PALUSTRIS - Jardim Botânico F.C.L.
É uma planta originária da América do Norte e sem razões aparentes também autóctone no Norte de Espanha, SW de França e Norte de Itália. Em Portugal e Argélia aparece como nativa em terrenos pantanosos e margens de cursos de água.



HIBISCUS SYRIACUS - Jardim da Fundação C.Gulbenkian
O hibisco-da-síria,é um arbusto lenhoso,fibroso,que pode chegar aos 3 metros de altura.É originário da China e outros locais da Ásia. Pode ser usado na jardinagem urbana ou particular pois fica coberto de flores a partir do início do Verão,exalando um forte aroma nas noites quentes. A Coreia do Sul adoptou o hibisco-da-síria como flor nacional.


HIBISCUS ROSA-SINENSIS - na minha varanda
É um arbusto lenhoso, fibroso, que pode atingir até 5 metros de altura.Originário da Ásia tropical e do Havai, onde é considerado a flor nacional, aparecendo em 5000 variedades. Muito difundido no mundo pelas propriedades ornamentais, possui diversas variedades e formas, com flores grandes ou pequenas, com pétalas lisas ou crespas. As folhas, variegadas ou não, podem ser largas ou estreitas.

4 comentários:

  1. O rosa-sinensis da tua varanda está lindo.

    O convite está feito para irmos ao Cabo da Roca colher sementes do cravo. A tua varanda pode ajudar a salvá-lo.

    ResponderEliminar
  2. Olá Miguel
    Tudo bem
    Estive dando uma rápida olhada no seu blog pois sou uma apaixonada por flores, especialmente hibiscos,sempre que tiver um tempinho vou espia-lo
    Um grande abraço
    Aladir Vitoria Moisyn Bonatto

    ResponderEliminar
  3. Ola Miguel!
    Adorei seu blog, pois tbem tenho um belo jardim, e adoro varias especies de plantas.
    Mas queria te fazer uma pergunta.
    Voce sabe como manter belos os Hibiscos??
    Pois mos meus começaram a diminuir o tamanho das flores.
    Desde jah agradeço, e parabens.
    \meu e-mail Tekka2000@hotmail.com

    ResponderEliminar
  4. Ola,
    Adorei seu blog, pois também gosto muito dos hibiscos.
    Sou novato na jardinagem e minha cerca viva de hibiscos está sendo atacada por uma praga qua desconheço.As plantas de uma das extremidades estão secando das pontas para o caule até morrer por inteiro.
    Me ajude por favor. Sua experiência poder salvar minha cerca viva !!!!
    Obrigado,

    Marcelo
    mpmedici@itelefonica.com.br

    ResponderEliminar